Uma das grandes promessas da base do Fluminense nos últimos anos, o atacante Matheus Pato sofreu com lesões que atrapalharam o início da carreira. Aos 23 anos, o jogador renasceu ao ser emprestado para o STK Samorín, da Eslováquia, onde marcou 17 gols e deu seis assistências em 19 jogos na temporada 2018-19. A média de tentos é de 0,89 por partida.
– No último sábado foi encerrada a primeira metade aqui da temporada. Saio daqui muito feliz pelo meu rendimento, foram 19 jogos, 17 gols e 6 assistências. E graças a Deus sem nenhuma lesão. Agora é descansar um pouco, mas já começar a se preparar para o próximo ano – postou o atacante nas redes sociais.
Na base, Matheus Pato era o artilheiro do Fluminense e tinha como reserva o centroavante Pedro, atual camisa 9 e destaque da equipe tricolor. O atacante foi um dos principais nomes da campanha do título do Campeonato Brasileiro Sub-20 em 2015.
O STK Samorín é a filial do Fluminense na Europa. Recentemente, o lateral-direito Igor Julião e o meia Fernando Neto retornaram para a equipe principal do Tricolor após passagem de destaque pelo clube eslovaco. No ano passado, o volante Luiz Fernando e o atacante Peu foram aproveitados pelo então técnico Abel Braga.