Fluminense e Atlético-PR se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena da Baixada, em partida válida pela semifinal da Copa Sul-Americana. Em toda a história, o Tricolor e o Furacão se enfrentaram em competições de mata-mata três vezes e em todas elas o vencedor do confronto terminou como campeão no final.
A primeira delas aconteceu em 2001, na semifinal única do Campeonato Brasileiro. Com dois gols de Alex Mineiro, o Atlético-PR derrotou o Fluminense por 3 a 2, na Arena da Baixada, e avançou para a decisão do Brasileirão daquele ano, vindo a ser campeão do torneio em cima do São Caetano.
Seis anos depois, em 2007, o Flu deu o troco. Após empate em 1 a 1 no Maracanã, o Tricolor venceu por 1 a 0 em Curitiba com gol de Adriano Magrão e avançou às semifinais da Copa do Brasil daquele ano. Depois, eliminou o Brasiliense e levantou o caneco contra o Figueirense na final.
A última e mais recente, foi em 2016. Fluminense e Atlético-PR fizeram a decisão da Primeira Liga. O Tricolor havia eliminado o Internacional nos pênaltis após empate em 2 a 2 e o Furacão tirou o Flamengo após vencer por 1 a 0. Na decisão, melhor para o Flu, que com gol de Marcos Junior ganhou por 1 a 0 e se tornou o primeiro campeão do torneio.
Será que a história vai se repetir na Copa Sul-Americana?