Nesta quarta-feira, Fluminense e Nacional (URU) se enfrentam pela partida de ida das quartas de final da Copa Sul-Americana, no Engenhão. O jogo está marcado para ás 19h30 e começará a definir qual dos dois avança para as semifinais do torneio intercontinental. Quem se classificar, enfrentará o vencedor de Atlético-PR e Bahia na fase seguinte. O jogo da volta entre o Tricolor e o clube uruguaio está marcado para a próxima quarta, dia 31, em Montevidéu.

Para o jogo, a tendência é que o técnico Marcelo Oliveira mantenha o mesmo esquema das últimas partidas, o 3-5-2, com três zagueiros e laterais como alas. No entanto, a lateral-direita é um problema. Ainda sem Gilberto, com edema ósseo no joelho, Léo também está vetado por um desconforto na coxa. Sendo assim, o treinador terá que improvisar, já que Igor Julião não está inscrito no torneio. Dodi é o favorito para entrar, mas o volante Jadson também pode ser deslocado para fazer a função. Mateus Norton é outra possibilidade, porém remota.

 
 
 

Na primeira fase, o Flu eliminou o Nacional Potosí (BOL) após vencer por 3 a 0 em casa e perder por 2 a 0 fora. Já na segunda fase, despachou o Defensor (URU) com duas vitórias: 2 a 0 no Rio e 1 a 0 em Montevidéu. Nas oitavas, o Tricolor também venceu duas vezes o Deportivo Cuenca (EQU) pelo mesmo placar, 2 a 0, e tirou os equatorianos da competição.

Já o Nacional (URU) do técnico Alexander Medina tem um desfalque confirmado e duas dúvidas para o duelo frente ao Flu. Apesar de terem viajado com a delegação, Alexis Rolin e Sebastián Fernández não têm presença garantida entre os titulares em função de problemas musculares. Certo mesmo é que o atacante Bryan OCampo, principal promessa da equipe, de apenas 19 anos, não estará em campo, pois serve a seleção sub-20 do Uruguai.

Eliminado da Libertadores ainda na fase de grupos, o Nacional entrou na Sul-Americana a partir da segunda fase e eliminou o Sol de América (PAR) com um empate em 0 a 0 fora de casa e vencendo por 1 a 0 em seus domínios. Já nas oitavas, despachou o San Lorenzo (ARG). Mesmo tendo perdido em Buenos Aires por 3 a 1, fez 2 a 0 em casa e garantiu a vaga nas quartas para enfrentar o Flu.

FLUMINENSE X NACIONAL (URU)
Data e horário: quarta-feira, dia 24 de outubro de 2018, às 19h30 (de Brasília)
Local: Engenhão
Escalação provável do Fluminense: Júlio César, Gum, Digão e Ibañez; Jadson, Richard, Dodi, Júnior Sornoza e Ayton Lucas; Everaldo e Luciano.
Desfalques do Flu: Gilberto, Léo, Pablo Dyego e Pedro (lesionados)
Pendurados do Flu: Gum, Sornoza e Pablo Dyego
Escalação provável do Nacional: Esteban Conde; Jorge Fucile, Rafael García, Rodrigo Erramuspe, Alfonso Espino; Matías Zunino, Cristian Oliva, Santiago Romero, Gonzalo Castro; Leandro Barcia e Gonzalo Bergessio.
Desfalques do Nacional: Bryan Ocampo (convocado)
Pendurados do Nacional: Ninguém
Arbitragem: Patrício Loustau (ARG), auxiliado por Juan P. Belatti (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)
Transmissão: Fox Sports e Fox Sports HD