Contratado pelo Fluminense no fim de 2017, Jadson se tornou titular sob o comando de Abel Braga e, no primeiro semestre, era uma das peças-chave da equipe. Após a Copa do Mundo, que coincidiu com a saída de Abelão e a chegada de Marcelo Oliveira, apresentou uma queda de rendimento.
Com a chegada de Marcelo Oliveira, o Fluminense mudou a maneira de jogar. No esquema 4-4-2, ao lado dos volantes Richard e Dodi, chegou a atuar em um posicionamento diferente de sua melhor fase. Nos últimos jogos, porém, o treinador adotou o 3-5-2 utilizado por Abelão e, consequentemente, Jadson recuperou o bom futebol do primeiro semestre.
– O esquema que estamos jogando nos últimos jogos nos proporciona uma possibilidade maior de chegar à frente. Quando jogamos em um esquema diferente dos três zagueiros, procuramos nos preocupar mais em nos defender, porque se formos muito à frente, deixamos espaços atrás. Com três zagueiros, dá uma liberdade maior de chegarmos na área, de se movimentar um pouco mais, e isso tem nos ajudado bastante. Espero que possamos continuar correspondendo – disse o volante.
Confira a evolução de Jadson com a mudança de esquema:
Nos gráficos abaixo, a comparação do posicionamento de Jadson nos jogos contra o São Paulo pela 22ª rodada e contra o Paraná, na última segunda-feira, pela 28ª rodada. O volante anotou dois gols e foi o destaque da goleada sobre os paranaenses.