Após Fluminense, Flamengo, Botafogo e Vasco vencerem na 26ª rodada do Brasileirão e encerrarem um jejum de um ano e quatro meses, nenhum dos quatro triunfaram na 27ª rodada. Em publicação no seu blog no portal UOL, o jornalista Juca Kfouri criticou a situação do futebol carioca e fez uma conexão aos problemas do Estado do Rio de Janeiro.
No sábado, o Fluminense foi derrotado pelo Grêmio e o Flamengo empatou com o Bahia, assim como o Botafogo com o São Paulo, no domingo. No encerramento da rodada, na noite desta segunda-feira, o Vasco saiu atrás no placar, mas arrancou um empate contra o Paraná, em Curitiba, mas entrou na zona do rebaixamento.
Confira a publicação:
“O futebol do Rio continua indo. Mal.
Na penúltima rodada do Brasileirão, a 26ª, os quatro times cariocas venceram seus jogos, coisa que não acontecia desde a 2ª rodada do campeonato do ano passado.
Havia, portanto, 62 rodadas, ou um ano e quatro meses, que Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco não venciam ao mesmo tempo.
Pois na 27ª rodada, encerrada ontem com o melancólico empate entre Vasco e Paraná Clube, em Curitiba, por 1 a 1, nenhum carioca venceu.
O Botafogo empatou com o São Paulo, o Flamengo com o Bahia e o Fluminense perdeu do Grêmio, além do empate vascaíno.
Não seria grave se fosse tão raro como uma rodada com a vitória dos quatro.
O problema está aí: não apenas é frequente como só neste Brasileirão já aconteceu outras cinco vezes, nas rodadas 13, 17, 19, 22 e 23, de nenhum carioca vencer.
Por isso o melhor carioca está só em quinto lugar, o Flamengo, atrás de dois paulistas e dois gaúchos, e Fluminense, Botafogo e Vasco estão do décimo lugar para baixo, com o Vasco correndo risco de ser rebaixado pela quarta vez em dez anos, apenas um ponto acima da zona da degola.
O futebol, de fato, imita a vida.
Porque a vida do carioca não está nada fácil.”