A lesão no joelho sofrida pelo atacante Pedro no último domingo, que ocasionou no corte do artilheiro da Seleção brasileira, pode ter sido só a primeira de muitas ao longo da carreira. Pelo menos é o que prevê o dentista e ortopedista funcional do esporte, Rodrigo Albuquerque.
O profissional acredita que o queixo avantajado do artilheiro do Brasileirão o obriga a passar por um tratamento clínico específico. Para ele, “encaixes dentários não harmoniosos são responsáveis por um desequilíbrio muscular significativo”.
– Um atleta que lida com esporte de alto rendimento e alta resistência precisa ter a arcada dentária estabilizada. Essa contusão no joelho, inclusive, já pode ter passado pelo prognatismo que ele apresenta. Ele tem de se submeter a uma avaliação radiográfica e postural bem criteriosa. É enorme a chance de o Pedro ter um vício muscular de posicionamento da face.
Vale ressaltar, porém, que Pedro já usa aparelho ortodôntico e, por conta do seu queixo avantajado, era conhecido nas categorias de base como Pedro Queixinho. Nos profissionais, o atleta é chamado de Queixo de tamanco e Queixada por alguns companheiros.