Em seu site oficial, a Flusócio, principal grupo político que comanda o clube, fez uma postagem criticando os protestos contra a gestão e publicando uma matéria de 08 de julho de 2009, do site “Canal Fluminense”, época em que a Flusócio era oposição, para mostrar a diferença em relação a oposição de hoje.

Há ainda um vídeo de uma reportagem da ESPN Brasil, onde o hoje presidente, Pedro Abad, fala de suas iniciativas em prol do Fluminense.

 
 
 

Confira o texto na íntegra e o vídeo da reportagem:

“O trecho abaixo está no livro da Flusócio. Na época, a diretoria do Flu não oferecia associação online.

Em 8 de julho de 2009, o site Canal Fluminense publicava a matéria “Tricolores ganham disque-associação”.

“A campanha pela associação em massa de tricolores visando a participação na próxima eleição ganhou um grande aliado. Nesta quarta, a Flusócio, grupo de oposição, anunciou o Serviço de Apoio ao Torcedor Tricolor (SATT), que pretende auxiliar gratuitamente os interessados em integrar o quadro de sócios Fluminense, mas que têm dificuldades de tempo ou distância. Através de um disque-associação, o tricolor poderá tirar suas dúvidas e marcar a visita de um motoboy, que fará o trabalho de recebimento e entrega dos documentos nas Laranjeiras.

O serviço, que também conta com e-mail e caixa postal, é direcionado a todos os torcedores interessados em garantir seu direito de voto no pleito de 2010, tendo em vista que o grupo político chegou à conclusão de que o principal problema do clube é o baixo número de tricolores entre os associados. ”

Com o serviço SATT, o tricolor interessado tirava todas as suas dúvidas e até mesmo podia solicitar que um motoboy fosse buscar sua documentação. Foram contratados secretária e motoboy, pagos através de rateios entre os integrantes do grupo. A campanha gerou cerca de 1500 novos sócios proprietários e contribuintes para o Fluminense.

No dia do aniversário do clube, em 21 de julho de 2009, Mauro Cézar Pereira publicou no site da ESPN:

“O Fluminense completa, hoje, 107 anos. Exatos 384 dias depois de perder a maior chance de sua história no futebol, ou seja, não levou a taça da Libertadores na decisão com a LDU, se vê, novamente, no buraco. É, amigo, o rebaixamento ameaça. De novo. O que fazer? Um grupo de tricolores já tomou uma iniciativa. O pessoal da Flusócio faz oposição à atual diretoria e convoca a torcida para que se associe ao clube. Quem desejar participar como votante na próxima eleição deverá ingressar como sócio até 30 de setembro próximo. O pleito ocorrerá em novembro do ano que vem.”

Anos depois, já em 2012, fomos decisivos politicamente na alteração estatutária que criou a categoria Sócio Futebol com direito a voto, concluindo o ciclo de mudanças pela cidadania tricolor.

O Presidente Pedro Abad aparece numa pequena entrevista no vídeo que ilustra este post, uma reportagem da ESPN Brasil exaltando a nossa iniciativa em prol do Fluminense, que vivia um momento muito difícil dentro de campo.

História que não se apaga, e que contrasta bastante com o momento de hoje.”

Reportagem da ESPN Brasil: