O Fluminense está representando o futebol brasileiro na Rússia. O zagueiro do Sub-13 do Tricolor, Gustavo Cintra, já está na terra da Copa do Mundo para o Football for Friendship (Futebol pela Amizade). Organizado pela Gazprom, o F4F é o programa social internacional para crianças com o objetivo envolver as gerações mais jovens ao redor do mundo na promoção dos mais importantes valores humanos (amizade, igualdade, paz e respeito pelas diferentes culturas e nacionalidades).
Escolhido para participar do evento por ser considerado uma referência na base da América do Sul, o Fluminense, em parceria com o Projeto CBF Social, que é engajada em questões que visam melhorias a jovens em vulnerabilidade social através do esporte, enviou uma pequena delegação para Rússia, com todos os custos pagos pelo evento, para que o mundo possa ver de perto o talento e a preocupação social de Xerém.
– Estou muito animado e orgulhoso de representar o Fluminense, os Moleques de Xerém e o futebol brasileiro aqui na Russia. Tem sido muito legal. Estou conhecendo gente do mundo todo, culturas diferentes… Quando voltar para o Brasil vou contar tudo o que estou aprendendo aqui para meus companheiros de time. É uma experiência única – comemorou o zagueiro Gustavo Cintra.
Gustavo vai integrar um dos 32 times mistos que disputará o Campeonato Mundial de Futebol pela Amizade, com representantes de mais de 211 países participantes. Durante o Camp Internacional da Amizade, ele e todos os jovens jogadores irão aprender os conceitos-chaves do F4F da Escola dos Nove Valores, reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como excelente módulo educacional.
A saltadora do Fluminense Luíza Zein, de 12 anos, também faz parte da delegação tricolor, na função de repórter mirim e vai participar do Centro de Imprensa Internacional para Crianças do Futebol pela Amizade e reportará todas as atividades realizadas no Brasil e na Rússia em formato jornalístico. Além disso, a dupla vai participar do Sexto Fórum Internacional para Crianças Futebol pela Amizade, onde serão discutidos os caminhos para promover os valores-chave do programa ao redor do globo.