Se tem um brasileiro que conhece a Rússia como ninguém, esse alguém é Maurício. Revelado em Xerém, o volante subiu para os profissionais em 2007, mas nunca chegou a ser titular absoluto do Fluminense. Em 2010, o atleta acertou sua transferência para o futebol russo para defender as cores do Terek Grozny (RUS). Posteriormente, atuou também pelo Zenit (RUS).
Hoje no PAOK (GRE), o atleta lembra com carinho do país e fala do respeito e admiração que os russos tem pelo Brasil, acreditando que a Seleção Brasileira deve ser bem recebida no país da Copa.
– Muitos jogadores brasileiros fizeram história lá. Eles têm o carinho da torcida, tem carinho da torcida adversária. Vão ter uma boa recepção. Por exemplo, os jogadores de nome que passaram por lá, que anos e anos atrás fizeram história, como Vagner Love, Dudu Cearense, Daniel Carvalho, o Alex, que foi do Internacional e do Corinthians, etc. O brasileiro tem muito prestígio na Rússia. Por mais que o russo tenha uma cabeça fria e sejam pessoas fechadas, acho que com a alegria dos brasileiros, eles vão acolher muito bem. Claro, eles vão apoiar a Rússia. Mas também vão apoiar o Brasil – ressaltou Maurício.