Artilheiros na temporada, Pedro e Marcos Júnior combinaram mais da metade dos gols do Fluminense no Campeonato Brasileiro, e a ausência dos atacantes causou prejuízo ao time. Há três rodadas, o Tricolor chegou em Porto Alegre com a possibilidade de se firmar na segunda colocação. Uma semana depois, após o empate com o time gaúcho e as derrotas para o Paraná e Flamengo, o Flu se encontra na décima posição.
Além dos resultados negativos, o Fluminense perdeu Pedro por lesão contra o Grêmio e Marcos Júnior, igualmente lesionado, contra o Paraná. Abel testou outras alternativas. João Carlos entrou no lugar do camisa 9, mas pouco contribuiu. Contra o Paraná, Robinho não deu a velocidade necessária à equipe. Já no Fla-Flu, Douglas até que foi bem, mas o Tricolor sofreu do mesmo problema contra o Grêmio quando também jogou no 3-6-1 e ficou sem transição.
Contra o Paraná e Flamengo, o Fluminense melhorou após as entradas de Pablo Dyego e Matheus Alessandro, peças que dão mais velocidade do que Robinho, que foi mais utilizado por Abel Braga. Com poucas opções no elenco, Abel sofre com as perdas dos titulares e com a falta de reposição a altura.