Casal 20, Washington e Assis estão entre as opções para a votação (Foto: Divulgação FFC)

Responsáveis diretos pelo tricampeonato carioca (1983, 1984 e 1985) e o título brasileiro de 1984, Assis e Washington, que tantas alegrias deram a torcida do Fluminense, apareceram para o cenário futebolístico nacional no Atlético-PR, adversário desse próximo domingo do Tricolor, no Maracanã.

No Atlético, o “Casal 20”, como ficou conhecida depois a dupla nos tempos de Fluminense, ajudou o Furacão a ser campeão paranaense em 1982 e levou o time à semifinal do Campeonato Brasileiro de 1983. Ainda no mesmo ano, ambos se transferiram para o Tricolor, onde teriam uma trajetória de sucesso e muitos títulos, ganhando a idolatria da torcida.

 
 
 

Assis disputou 177 partidas pelo Fluminense e fez 54 gols. Ganhou o apelido de “Carrasco do Flamengo” e passou a ser saudado pela torcida tricolor com o refrão “Recordar é viver, Assis acabou com você”. Já Washington, fez 118 gols em 301 partidas, tornando-se o oitavo maior artilheiro da história do clube.

Ambos faleceram em 2014. Washington lutava contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e foi encontrado morto em sua casa em 25 de maio daquele ano, aos 54 anos. Assis, por sua vez, se foi aos 61 anos, em 06 de julho (menos de dois meses depois de seu companheiro), vítima de insuficiência renal. Em 24 de fevereiro de 2015, o Fluminense inaugurou um busto da dupla na sede do clube, eternizando-os para sempre nas Laranjeiras.