A Copa Sul-Americana já tem 25 dos 32 times garantidos na segunda fase definidos. Além do Fluminense, os outros brasileiros classificados são Botafogo, São Paulo e Atlético-PR, e a lista pode ganhar mais um caso o Bahia elimine o Blooming (BOL) – os bolivianos venceram o jogo de ida por 1 a 0, e também o Vasco através da fase de grupos da Libertadores.
Eliminados na fase preliminar da Libertadores, Jorge Wilstermann (BOL) e Banfield (ARG), estão garantidos no POTE 1 junto com Peñarol (URU) e Júnior Barranquilla (COL), terceiros colocados na fase de grupos.
As sete vagas abertas serão preenchidas por Bahia ou Blooming (BOL), único jogo restante da primeira fase, e pelos outros seis terceiros colocados da Libertadores: Defensor (URU) ou Monagas (VEN), Universidade do Chile ou Vasco, Estudiantes (ARG) ou Real Garcilaso (PER) são as principais possibilidades. Outras três vagas só irão clarear quando terminar a fase de grupos, no dia 24 de maio.
O sorteio dos 16 confrontos da Copa Sul-Americana será realizado no dia 4 de junho, às 20h, mesmo dia em que as oitavas da Libertares serão sorteadas. A competição segue em formato mata-mata até a sua final, em dezembro. Os jogos da próxima fase só serão realizados após a Copa do Mundo. O Fluminense está no POTE 2 e pode encarar qualquer time citado acima.
Confira os classificados:
Fluminense
Botafogo
São Paulo
Atlético-PR
Caracas (VEN)
Deportes Temuco (CHI)
Lanús (ARG)
Deportivo Cali (COL)
San Lorenzo (ARG)
LDU Quito (EQU)
Nacional (PAR)
Cerro (URU)
Sol de America (PAR)
General Díaz (PAR)
Deportivo Cuenca (EQU)
Rampla Juniors (URU)
Defensa y Justicia (URU)
Sport Huancayo (PER)
Boston River (URU)
El Nacional (EQU)
Colón (ARG)
Jorge Wilstermann (BOL)
Banfield (ARG)
Peñarol (URU)
Junior Barranquilla (COL)