Demorou, mas o Fluminense emitiu uma nota oficial nesta noite de terça-feira para explicar o atraso na divulgação do balanço financeiro. O mesmo era para ter sido lançado até 23h59 de segunda-feira. O Tricolor foi o único clube do Brasil a omitir o balanço que deveria constar no site oficial. O presidente Pedro Abad e o vice de finanças, Diogo Bueno, explicam os motivos no comunicado abaixo. Veja na íntegra:

“O Fluminense Football Club informa que os números que integram as demonstrações financeiras do exercício 2017 estão há meses em processo de análise por parte dos departamentos responsáveis do clube e da auditoria independente.

 
 
 

O atraso na divulgação do pacote completo de documentos se justifica em razão de uma nova revisão de saldos contábeis das contas de 2016, de forma a observar os itens 41 e 42 do pronunciamento CPC 23.

O objetivo da direção e dos poderes do clube é e sempre será apresentar o quadro mais fidedigno da realidade do clube.

Como demonstração de boa fé para o cumprimento de suas obrigações, o clube tem prestado todos os tipos de esclarecimentos para a APFUT e para a CBF.

Nesse contexto, a postura adotada tem sido a de priorizar a qualidade das informações, enquanto princípio de governança corporativa e de atenção ao postulado da substância sobre a forma reforçado pelo Código Civil às associações civis. E, assim, alcançar o objetivo primordial, qual seja o de transparência das informações, em benefício não somente dos órgãos de controle, mas também em respeito aos órgãos estatutários, associados e torcedores do FFC.

Diogo Bueno
Vice-Presidente de Finanças

Pedro Abad
Presidente

Fluminense Football Club”