Formado por muitos ex-integrantes da Flusócio, o PróFlu é o novo grupo político do Fluminense. Em redes sociais, o PróFlu se apresentou e expôs suas ideias.
O grupo possui 20 componentes e 11 conselheiros no clube.
Veja a íntegra da apresentação no Facebook do PróFlu:
“APRESENTAÇÃO DO GRUPO POLÍTICO PRÓFLU
Composto em seu momento de criação por 20 componentes, dos quais 11 conselheiros, o grupo político PRÓFLU é formado principalmente por vários ex-integrantes da Flusócio. As razões para a mesma variam, mas podem ser resumidas em duas vertentes principais, merecedoras de discussão um pouco mais detalhada.
Um motivo recorrente para os desligamentos diz respeito a divergências quanto a decisões tomadas pela gestão Pedro Abad, mesmo quando criticadas ou condenadas internamente. A condição de “grupo político do presidente” cobrava seu preço, qual seja, o de apoio por vezes incondicional, e tal desconforto foi crucial na decisão de alguns em deixarem a Flusócio. O episódio das dispensas dos jogadores serve como exemplo.
Outro ponto que vale destacar é a reincidência de propostas, de oferecimentos de ajudas as mais diversas, de “arregaçar as mangas e fazer” que frequentemente caíam no vazio. Além disso, fazia-se presente a sensação de não ser ouvido e/ou parecer desimportante. Hábitos e procedimentos internos ao grupo consolidados com o tempo contribuíram para situações desgastantes, muitas vezes geradas por informações desencontradas e/ou ruídos, que como consequência causaram insatisfação a muitos ex-integrantes da Flusócio.. Enfim, parte significativa da deserção foi motivada por problemas internos.
Cabe esclarecer que são improcedentes as correlações feitas aqui e ali sobre a manutenção de qualquer vínculo com a Flusócio, pois as discordâncias foram de tal magnitude que motivaram o desligamento do antigo grupo e a formação do PRÓFLU. Tal argumento mata no nascedouro quaisquer insinuações sobre pretendermos cargos ou postos no clube. Quiséssemos isso o mais óbvio seria permanecermos no grupo político de seu mandatário. A opção absolutamente espontânea dos integrantes do PRÓFLU foi o oposto.
Saímos porque nossa bandeira maior é de INDEPENDÊNCIA quanto ao que cerca o Fluminense Football Club. Independência para apoiarmos atitudes consideradas corretas. Independência para criticarmos o que for entendido como lesivo. Defesa cega ou oposição raivosa são posturas que não cabem no nosso perfil.
Essa independência a conceitos aplica-se também a personagens políticos. Não temos vínculo com o atual presidente, com candidatos derrotados, com pretensos pré-candidatos ou tampouco com os demais grupos políticos. Ao contrário do isolamento que tal desconexão sugere, esse posicionamento aponta nossa irrestrita disposição em dialogar com absolutamente todas as correntes de pensamento do clube.
Além da independência, podemos destacar como um dos grandes pilares do grupo a Transparência. O grupo fará o que estiver ao seu alcance tanto para cobrá-la de quem dirige o Fluminense como para explicitar em redes sociais e nas instâncias da Instituição o ideário do PRÒFLU a respeito dos mais variados temas.
Temos uma grande preocupação com o atual momento da nossa torcida. Os gravíssimos problemas na economia e na segurança pública do Estado e do País ajudam a agravar ainda mais o cenário. O somatório de ingresso caro/falta de dinheiro, estádios de difícil acesso, arbitragens suspeitas, jogadores de qualidade duvidosa nos nossos campos e a concorrência desleal com os supertimes da europa cheios de estrelas, que passam até na TV aberta, têm um grande peso no afastamento do torcedor dos nossos jogos. O problema não é exclusivo da nossa torcida e sabemos ser uma tarefa complicada,mas não nos furtaremos a buscar a reaproximação entre o FFC e seu maior patrimônio, que é sua torcida.
O grupo entende e valoriza o que significa o Fluminense Football Club para sua cidade-sede enquanto clube social e para todo o esporte brasileiro no contexto dos demais esportes. Nossa vontade é ver a instituição que amamos com o destaque que sempre teve no cenário social, olímpico e, sobretudo, no FUTEBOL, afinal somos oriundos da arquibancada e o futebol é a razão maior de ser do nosso clube. Nesse contexto, fica evidenciado que a premissa maior do PRÓFLU é lutar por um Fluminense de fato PROTAGONISTA no cenário nacional e internacional.
Expostas nossas principais, mas não únicas, bandeiras, reiteramos nossa predisposição em defender diuturnamente o Fluminense, e conclamamos que seja este o objetivo de todos os apaixonados pelo clube das três cores que traduzem tradição. O sucesso do Fluminense será o sucesso de todos nós. Saudações tricolores.
GRUPO PRÓFLU”