A base do Fluminense vai organizar a primeira competição internacional entre clubes para melhorar a formação de seus atletas e dar oportunidade de intercâmbio cultural e técnico com escolas de futebol de outros países. A 1ª Copa Xerém Sub-16- Integração Brasil-Chile 2018 – acontece nesta semana entre os dias 22 e 24 de fevereiro, no campo principal do CTVL, em Xerém.
Para esta primeira competição, que pretende se tornar uma tradição no calendário da base do Flu, o Tricolor convidou dois clubes com parcerias recentes com o clube, Boavista-RJ e o Audax Italiano-CHI, e o Botafogo-RJ, único clube carioca, além do Fluminense, campeão nacional na base nos últimos anos. Ambos os clubes ganharam o Brasileiro Sub-20.
– É mais uma marca positiva para o nosso trabalho desenvolvido em Xerém. Estamos seguindo no nosso projeto para nos tornarmos uma das melhores academias de desenvolvimento do mundo nos próximos anos e o intercâmbio com escolas de futebol diferentes é fundamental para isso. Este tipo de competição é comum na Europa, principalmente pelos maiores clubes e estamos fazendo aqui no Fluminense. Escolhemos a categoria sub-16 por conta do calendário, pois não temos aqui no país tantas competições significativas para esta categoria – explicou o diretor esportivo da base, Marcelo Teixeira.
A entrada para acompanhar os jogos da 1ª Copa Xerém será franca. Basta o torcedor comparecer ao CTVL, em Xerém para poder ver de perto a molecada da geração sub-16 do Fluminense desfilando o seu futebol ofensivo e envolvente, que conquistou o Rio na temporada passada, na conquista do Carioca Sub-15.