Mais do que formar atletas, o Fluminense forma pessoas! A apresentação do futsal deste ano, em Laranjeiras, levou mais de 300 pessoas ao Salão Nobre do clube para passar aos jogadores e responsáveis um pouco do que é esperado para a temporada de 2018 dos Guerreiros das Quadras e dos Moleques de Xerém. Quem comandou a reunião foi o gerente do futsal, Ivan Proença, que teve a companhia do vice de futebol, Fabiano Camargo, do Diretor Esportivo da base, Marcelo Teixeira, e dos diretores amadores de Xerém, Paulo Bhering e Thiago Mangaba, além do meia do Sub-20, Ramon, que é oriundo do futsal tricolor.
– Uma honra muito grande estar diante de todos e poder falar que o Fluminense é um clube que valoriza o futsal. Nosso trabalho na quadra é totalmente voltado para o futebol de campo e esperamos cada vez mais termos jogadores como o Marcelo, o Gerson, o Douglas, o Ramon, do Sub-20, e tantos outros que vieram das quadras e deram orgulho aos nossos torcedores – comemorou o vice de futebol, Fabiano Camargo.
Poucos clubes no Brasil trabalham no desenvolvimento de jogadores de forma tão completa como o Fluminense. A formação dos atletas começa nas escolinhas oficiais (Projeto Guerreirinhos) ou no futsal, passa por Xerém e pode terminar na Europa no STK Fluminense Samorin.
– Quando me perguntam pelo Brasil e até mesmo no mundo qual o segredo de Xerém para revelar tantos jogadores, todos os anos, a todo momento, eu costumo dizer que é a paixão e o profissionalismo envolvido em todo o processo de formação dos nossos atletas. O trabalho começa aqui, com os mais novinhos do futsal, ou das escolinhas oficiais, passa por Xerém e pode terminar no Samorin. Vejo o rosto dessas crianças e lembro de quando via o Marcelo, o Douglas, o Gerson, o Ramon, o Wellington Silva bem novinhos, ainda começando o seu processo de formação. Queremos cada vez mais termos jogadores aqui do futsal em Xerém. Uma caminhada longa, muitas vezes difícil, mas que certamente vale a pena ser percorrida por cada um aqui presente – disse o Diretor Esportivo da Base, Marcelo Teixeira.