Em 2008, o Fluminense, com o aporte financeiro da Unimed, se reforçava para a disputa da Copa Libertadores da América. Fernando Henrique fez um grande campeonato, mas, anteriormente, era desejo do clube buscar um goleiro. Depois de tentar Felipe, então do Corinthians, e o uruguaio Carini, do Real Murcia (ESP), Fábio Costa, do Santos, e Santiago Cañizares, do Valencia (ESP) e da seleção espanhola, passaram a ser os favoritos. O próprio técnico Renato Gaúcho admitiu na ocasião.
– Estamos estudando estes dois nomes. Tem o Fábio Costa e o Cañizares, da Espanha – afirmou ao jornal Lance em janeiro daquele ano.
Nesta segunda-feira, em entrevista ao programa “Hoy por Hoy” da rádio “Cadena Ser”, da Espanha, o ex-goleiro confessou ter recebido um convite para jogar no Tricolor e explicou o motivo da recusa:
– Tive ofertas do Boca Juniors (ARG) e do Fluminense, entre outros. Por motivos pessoais não podia ir para tão longe e decidi me aposentar.
Cañizares, hoje com 47 anos, jogou por dez anos no Valencia. Resolveu pendurar as luvas naquela mesma temporada de 2008. Antes, vestiu as camisas de Real Madrid, Elche, Mérida e Celta de Vigo. Foi medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Barcelona com a seleção da Espanha em 1992.