Não está fácil a vida do Fluminense no Campeonato Brasileiro. Com uma atuação sofrível, perdeu para o Grêmio por 1 a 0, neste domingo, no Rio Grande do Sul. O Tricolor, estacionado nos 31 pontos e com a terceira derrota consecutiva, aproxima-se cada vez mais perigosamente da zona de degola. Beto da Silva fez o gol do time da casa.
Mesmo desfalcado de seis titulares, entre eles os perigosos atacantes Luan e Barrios, o Grêmio foi bem melhor que o Fluminense na etapa inicial. Os gaúchos ficavam mais com a posse de bola e criavam muitas chances de perigo com os espaços dados pelo sistema defensivo tricolor.
De volta ao time titular após um período no banco, Diego Cavalieri evitou que o Flu já fosse derrotado pelo vestiário. Foram quatro grandes defesas, duas num mesmo lance frente a frente com Everton. Ainda pegou chute de Ramiro e cabeçada à queima-roupa com grande violência de Patrick.
O Fluminense, por sua vez, quando tinha a redondinha nos pés não sabia o que fazer com ela. Sornoza era quem estava mais perto de criar alguma coisa. Voltava, caía pelos lados e não encontrava com quem dialogar.
Diferentemente do primeiro tempo, o Fluminense deu menos espaços ao Grêmio e também procurou jogar no segundo. Marcelo Grohe, inclusive, chegou a fazer grande defesa num chute cruzado de Henrique Dourado. Reginaldo, de cabeça, também ficou bem perto de marcar.
Quando parecia que o Fluminense arrancaria um empate fora de casa, Beto da Silva desviou cruzamento de Cortez e, desta vez, Cavalieri não conseguiu evitar. O goleiro tricolor ainda tocou na bola antes dela morrer no fundo do barbante.
O castigo foi duro ao Flu, mas justo. Exceto pelos dez primeiros minutos do segundo tempo, nada fez em campo. Uma lástima. Agora terá o Flamengo pela frente no dia 12 de outubro.
O Fluminense jogou com Diego Cavalieri, Lucas, Frazan, Reginaldo e Léo; Orejuela, Douglas (Peu, 42 do 2ºT), Wendel (Marcos Junior, 20 do 2ºT), Sornoza (Richard, 31 do 2ºT) e Gustavo Scarpa; Henrique Dourado.