Ex-clube de Sornoza e Orejuela, Del Valle tem estrutura de dar inveja a brasileiros

Volante e meia são revelações do Del Valle

Sornoza ainda nas categorias de base do Del Valle

A reportagem do site Globoesporte.com visitou as instalações do Independiente Del Valle, clube onde foram revelados Jefferson Orejuela e Junior Sornoza, principais contratações do Fluminense para esta temporada. O CT da agremiação equatoriana, segundo a matéria, é de alto nível.

Em uma área de 10 hectares, o Centro de Alto Rendimento é de dar inveja a muito time brasileiro. São oito campos (um sintético), vestiários independentes a todas categorias (do sub-11 ao profissional), uma escola e um lema: Nunca deixe de sonhar.

 
 
 

No CT do Del Valle moram 120 crianças e adolescentes, de 11 a 17 anos. O profissional treina e concentra no local, tido como uma das explicações para a rápida ascensão do time: subiu para a primeira divisão em 2010, foi vice três anos depois e, na temporada passada, ficou em segundo lugar na Libertadores.

Orejuela e Sornoza são personagens desta evolução. Parte de um elenco formado pela base, jovem (média de 22 anos) e adepto do futebol de valorização da posse de bola e veloz. Tamanho o sucesso, 13 atletas do time que perdeu para o Atlético Nacional foram vendidos. A política se manteve, afinal, não é casuística. É convicção: o atual grupo de 25 atletas tem 12 formados na base. Ocupa a quinta posição no segundo turno do Equatoriano, a terceira na classificação geral. Tem chance de chegar à final.