No Fluminense, está sendo iniciado um trabalho de integração do banco de dados de sócios, dividido em três cadastros diferentes. Assim, pode ser realizado o voto pela internet na eleição de 2018 (para determinar o próximo presidente, para o triênio 2019-20-21.
Tal reorganização deve ser concluída apenas em setembro. A partir do ano que vem, terá início ao projeto da votação à distância. O clube também estudará exemplo de outros que fazem uso do modelo, como o Internacional.
Uma situação referente ao estatuto também precisará ser revista. O artigo 139 define o voto como direito pessoal do sócio, sem poder ser exercido por procuração. A dúvida fica sobre como garantir que o próprio associado escolherá seu candidato por computador ou celular sem deixar brechas para serem usadas contestando o resultado.
O universo de eleitores do Fluminense está dividido em três frentes: sócio (cadastro no Fluminense), sócio futebol (cadastro na empresa CSM) e sócio com pacote futebol (cadastro misto). A integração é vista como maneira de dar segurança à votação e também uma maneira de melhorar a relação com o associado.