Fala, galera!
Hoje tem jogo decisivo para o Tricolor no Maracanã. O primeiro diante da Universidad Catolica, do Equador, pela Copa Sul-americana. Só não vai ter, mais uma vez, ingressos baratos para o povão.
As entradas para o setor sul custam R$ 60 e no leste, R$ 50. Preços nada acessíveis para uma era de desemprego e recessão que vivemos no Brasil. Com a torcida do Fluminense não é diferente.
É de conhecimento de todos que, para não ter prejuízo no Maracanã, é necessário um público pagante de pelo menos 28 mil pessoas. Mas não é comercializando bilhetes caros que o clube vai ter sucesso. Numa partida de apelo como essa, onde já foi declarado pela diretoria do Fluminense que a Copa Sul-Americana é prioridade em 2017, seria muito mais inteligente praticar preços mais populares.
Chuto um público em torno de 20 mil pagantes hoje. Me surpreenderia mais do que isso. Se a direção do clube vende a R$ 30, preço praticado quando o Flu está em má fase, num jogo de tamanha importância, certamente chegaríamos a um público acima de 35 mil nesta noite.
Basta ver o histórico. Preços populares é igual arquibancada cheia. O faturamento, provavelmente o mesmo. Preços caros é igual arquibancada vazia. No entanto, com mais público, fatura-se mais com os bares, quiosque oficial comercializando camisas e, principalmente, time mais motivado. Arquibancada cheia significa o 12° jogador do Fluminense.
E o Marketing?
Também tem que jogar junto! Não se trata de apenas entrar no estádio, cantar, grito de gol e voltar para casa. A experiência do torcedor de estar ali é o mais importante. A jornada dele começa bem antes. Planos atraentes do sócio-torcedor, flexibilidade de pagamentos, fidelidade, recepção calorosa, ações no Maracanã e por aí vai.
O torcedor é o cliente do clube. Tem que abraçar o cara. Mas, atualmente, o Fluminense tira dele. No setor Sul, a molecada que gostaria de jogar papel picado com as organizadas hoje , estarão longe, no Leste. Menores de 12 anos e deficientes não têm mais direto à gratuidade atrás do gol, onde a banda, irmão, é descontrolada!
Por falar em tirar, também foi desativado o plano que garantia 100% do ingresso do programa sócio-futebol. Há meses! Sem comentar as formas de pagamento. Nada flexível.
Mesmo com essas dificuldades e ingresso caro, #somostodosfluminense e estaremos lá, cantando durante os 90 minutos. Que façamos um bom resultado hoje, porque, na volta, tem altitude.
Saudações!