Vale mais do que o Vinícius Júnior

Fala, galera!

 
 
 

O objetivo hoje era comentar a minha visão sobre o último Fla X Flu, que acabou empatado ontem, no Maracanã, em 2 a 2. Confesso que daria “atenção” especial à mais uma arbitragem desastrosa contra o Fluminense. Gol em lance de impedimento do rival, acréscimo de tempo até conseguirem empatar a partida, não expulsão do Juan que, na minha visão deveria levar o vermelho no lance do pênalti e não pararia por aí. Mas um assunto veio à tona nesta segunda-feira e preferi escrever a respeito: a possível sondagem do Barcelona à jóia de Xerém, Wendel.

A imprensa espanhola tem noticiado que o clube catalão manifestou muito interesse nele que, se contratado, integraria o time B da equipe, assim como foi feito com Marlon no ano passado. O zagueiro, inclusive, já foi incorporado ao elenco principal do Barça e fez boas partidas. Falando da nossa maior revelação dos últimos tempos, penso que seria um “crime” alguma negociação nesses moldes. Não só a maior revelação recente, Wendel na minha opinião é o melhor jogador do Flu em 2017. O time é dele! Se eu sou o treinador e na cabeça do Abel já deve ser assim, é Wendel e mais 10.

Quanto custa?

Olhem, não deve ser pouco. Salvo engano, o contrato do moleque de Xerém foi renovado até 2020 e deve ter recebido um belo upgrade no salário. Sair para algum rival brasileiro é praticamente impossível. Assim como acabou acontecendo com Richarlison, a diretoria não cometeria esse equívoco. Além disso, a multa rescisória para outro time brasileiro seria 2 mil vezes o valor do salário dele. É lei! Não precisamos nem ver o contra-cheque do menino para fazer contas. Em território tupiniquim, só joga no Flu.

Olhando para o mercado externo e a janela de transferências que se abre em breve, penso que o Fluminense tenha incluído uma multa para fora compatível com o futebol de Wendel e que tenham levado em consideração também a importância dele no elenco atual. Repito que é, na minha visão, a maior revelação do Fluminense dos últimos anos. Depois de Marcelo, no Real Madrid, com certeza a maior. É sigiloso o valor da multa, mas sabemos que dificilmente um clube pagaria o que está descrito no contrato. Quem decide por quanto sai é o Fluminense.

Recentemente vimos Vinícius Júnior do Flamengo ser vendido para o Real Madrid por 45 milhões de euros. Aproximadamente R$ 164 milhões. O garoto é craque? Sim. Como disse Abel Braga na última coletiva de imprensa, é um diabinho. Tem classe, categoria, vai pra cima, finaliza, dá assistências. Foi um monstro mesmo na base. Mas Toró também era. O Robert dá balãozinho… Wendel é um jogador muito mais pronto e, modéstia à parte, até então, mais jogador que o “Moleque da Gávea”. Não sou empresário de jogador ou especialista na área, mas posso garantir que o de Xerém vale mais do que Vinícius Júnior.

Caso realmente o Wendel seja transferido para a Europa, espero que a diretoria do Fluminense valorize o jogador da forma que tem que ser. Não  é mais um. Se fica, pode fazer história como um dos melhores que passou no meio de campo Tricolor. É difícil segurá-lo por aqui. O potêncial financeiro da Europa e as necessidades do clube em pagar as contas devem falar mais alto, portanto, que seja valorizado.

Saudações!