Abel dirigiu Milton no Belenenses

Abel Braga e Milton Mendes terão novo encontro neste sábado, às 16h, em São Januário. Mas o primeiro deles faz tempo. Do outro lado do Oceano Atlântico, precisamente há 25 anos.

Em 1992, o atual técnico do Fluminense era o comandante do Belenenses, de Portugal. Estava cheio de moral, depois de terminar a Série B em segundo e garantir a volta do time à Primeira Divisão. Entre os reforços contratados para a temporada, havia Milton Mendes, lateral-direito revelado pelo Vasco e desde 1987 no futebol luso. Na chegada, admitiu que seu maior objetivo era conseguir uma vaga como titular na nova equipe.

 
 
 

– Sei que vai ser difícil, que vou ter de trabalhar muito. Mas, como disse o treinador, é preciso aliar a força de vontade ao espírito de grupo – frisou Milton, em entrevista à imprensa portuguesa na época.

Apesar do desejo, o objetivo não foi alcançado. Abel recorda:

– Bom jogador. Não chegou a ser titular absoluto, mas um bom profissional. Muito rápido, Continua sequinho até hoje. Cruzamento acima da média para lateral. Acho que poderia ter ido mais longe na carreira. Boa altura, fazia bem a cobertura. Nunca me deu problema. E agora está mostrando que é um bom treinador.