Em 2015, o Fluminense chamou a atenção do mundo do futebol ao anunciar a contratação de Ronaldinho Gaúcho. Dentro de campo, o craque não deu o retorno esperado e acabou deixando o clube após apenas nove partidas disputadas e nenhum gol feito. Hoje no comando do Tricolor, Pedro Abad cita justamente esse fracasso para não se mostrar muito empolgado com possíveis contratações visando ao marketing. O presidente destaca muitos fatores a serem levados em conta, como custo, retorno e, claro, o aspecto técnico.
– O Ronaldinho foi muito nesse sentido. Pesava o fato de o marketing que envolve o jogador ser muito forte. O nome dele é muito forte no mundo. Mas gosto de dizer que o retorno do marketing você tem de correr atrás e é duvidoso. O salário da estrela é certo no fim do mês. Então, você tem de fazer uma análise muito criteriosa do quanto esse retorno efetivamente vai acontecer, o percentual de que esse retorno aconteça. E você vai pesar também o impacto no ambiente de ter uma estrela como essa. São muitas variáveis que não é só marketing x salário. É preciso confiar na avaliação dos profissionais do futebol – comentou.