O adversário de estreia do Fluminense na Copa Sul-Americana não vive boa fase. O Liverpool ocupa a 14ª posição no campeonato uruguaio, com apenas seis pontos em nove jogos. Só está a frente de duas equipes, o Sud América e o Juventud. Venceu somente uma partida, empatou três e perdeu cinco.
No fim de março, a direção do clube azul e negro demitiu o treinador Mario Saralegui. Um dos motivos foi curioso: uma publicação no twitter.
Saralegui acumulava 11 jogos sem vencer, mas usou seu perfil na rede social para criticar o Peñarol, tradicional clube uruguaio. O treinado é conhecido no país por ser torcedor do Peñarol.
O Liverpool já disputou duas vezes a Copa Sul-americana e nunca passou da primeira fase. Na sua estreia, em 2009 (ano em que o Fluminense foi vice-campeão), foi eliminado na primeira fase pelo Cienciano (PER). Voltou a disputar em 2012, sendo desclassificado pelo Independiente (ARG).
É a segunda vez que o time enfrenta um brasileiro na história. Pela fase inicial da Copa Libertadores de 2011, a única que disputou na história, encarou o Grêmio. No Uruguai, empate por 2 a 2 e em Porto Alegre, vitória da equipe sulista por 3 a 1.
Fundado em fevereiro de 1915, o Liverpool é sediado em Montevidéu. Tem três títulos da segunda divisão do campeonato uruguaio e dois da terceira. Seu estádio é o Belverde, mas como só tem capacidade para dez mil espectadores, não poderá receber jogos de competições internacionais.
O principal nome do time é o meia-atacante Nicolás De La Cruz, de 19 anos. Ele participou do último campeonato sul-americano sub-20, no Equador, com a seleção uruguaia.