Mais um grande exemplo. Referência internacional, a base do Fluminense segue chamando a atenção dos estrangeiros pelo trabalho sério, diferenciado e pela grande quantidade de grandes jogadores que produz. Nesta semana, o Consadole Sapporo, da primeira divisão do Japão, escolheu a mais completa academia de formação do Brasil para um período de intercâmbio. Os japoneses, que vieram com sua equipe sub-18, estão alojados em Xerém e enfrentarão, além do Fluminense, outras equipes cariocas.

Nesta terça-feira, os japoneses, que estão alojados em Xerém e enfrentarão, além do Fluminense, outras equipes cariocas, visitaram a sede das Laranjeiras e conheceram o Museu Interativo do clube.

 
 
 

“A base do Fluminense, graças ao Projeto Internacional, virou referência. É comum sermos procurados por equipes do exterior em busca de troca de experiência e intercâmbio. O Consadole Sapporo poderia ter escolhido qualquer clube do Brasil, mas fez questão de estar hospedado em Xerém, vivendo a rotina de trabalho das categorias de base tricolor, treinar e fazer amistosos contra os atletas do Fluminense. Um dos segredos de Xerém é o intercâmbio com escolas de futebol diferentes. Isso traz aos nossos meninos uma experiência única, além da troca de cultura, que é muito importante para a formação dos nossos jogadores”, disse o coordenador de projetos de futebol, Marcel Giannecchini.

No último domingo, o Consadole Sapporo, que veio para o Brasil com sua equipe sub-18, fez um jogo-treino contra os jogadores do Sub-20 não relacionados para os jogos da Taça Guanabara da categoria. Nesta sexta, eles voltam a enfrentar os tricolores, mas desta vez em um amistoso, em Xerém.