No Brasil, a disputa por uma vaga na Copa Libertadores sempre foi muito acirrada. São 12 grandes clubes além de outros medianos buscando um lugar ao sol. Porém, a partir de 2016, ficou mais fácil participar do principal torneio do continente sul-americano. E nesta temporada, a chance tende a aumentar visando o próximo ano.
Com as mudanças promovidas pela Conmebol em outubro passado, o Brasileirão ganhou duas vagas e meia. Explica-se: o regulamento previa até 2015 que a vaga de campeão da Sul-Americana fosse descontada, excluindo-se o quarto do Nacional.
Assim, são sete vagas fixas para o país, sendo o 1o a sexto do Brasileiro, mais o campeão da Copa do Brasil. Além disso, podem-se se somar mais dois times com títulos da Sul-Americana e da Libertadores. O regulamento fala então em Brasil 1 a Brasil 9 caso o país ganhe ambas as competições. E seriam sete times já garantidos na fase de grupos, e dois na fase preliminar.
Neste ano, oito times brasileiros participam da Libertadores: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Chapecoense, Grêmio, Flamengo, Palmeiras e Santos.