O trabalho feito nas categorias de base do Fluminense é conhecido, sobretudo, pela sua qualidade. O Sub-20 do Fluminense é o único time invicto na Taça Guanabara da categoria. Líder isolado do Grupo B da competição, os Moleques de Xerém estão apresentando um futebol bonito e envolvente. O técnico da equipe, Thiago Gomes, concedeu uma entrevista ao site oficial, elogiou Xerém e falou um pouco mais do trabalho desenvolvido na mais completa academia de formação do Brasil.
INTEGRAÇÃO
– A integração entre a base e o profissional é muito importante para a formação dos atletas e principalmente ajuda na transição para a equipe principal. Tenho ido ao CT da Barra, conversado com o Abel Braga, com toda a comissão e com a diretoria. O Abel é uma referência e ver o trabalho dele de perto é maravilhoso para qualquer jovem treinador. Sou fã do trabalho dele.
SUCESSO DA MOLECADA NO PROFISSIONAL
– O sucesso dos jovens atletas no profissional do Fluminense serve como combustível para todos no Sub-20. Sabemos que a qualquer momento um menino pode sair de Xerém e ajudar o Fluminense. Isso motiva e anima ainda mais os atletas. Este é um dos diferenciais do Fluminense.
PROJETO INTERNACIONAL
– Quando fui chamado para vir para o Fluminense, duas coisas que me chamaram a atenção foi o Projeto Internacional e o Samorin. Com um clube na Europa, o Fluminense consegue proporcionar aos atletas uma experiência internacional diferente e assim colaborar muito com a formação do jogador de futebol e do cidadão. Temos como exemplo aqui no Sub-20 o Rômulo, que chegou a pouco tempo do Samorin e no momento é nosso titular. Percebo ele em alto nível de entendimento tático e com uma bagagem cultural que acrescentou muito na vida dele.
FILOSOFIA DE JOGO
– Sabemos que o Fluminense tem a sua filosofia de jogo para a base e nos adaptamos a isso. O segredo é no dia a dia proporcionar ao atletas os estímulos adequados, dentro e fora de campo, para formar os atletas com a alta qualidade e, claro, o espírito guerreiro que todo tricolor tem.
FORMAÇÃO X TÍTULOS
– O principal foco da base do Fluminense é a formação dos atletas. É claro que ganhar é importante, mas o objetivo é a formação. Acredito que os títulos ajudam, pois formamos jogadores acostumados a vencer e isso é fundamental. Nunca vamos colocar o resultado na frente da formação, mas nossos atletas tem DNA de campeão e todo mundo aqui quer levantar taça.
EXPECTATIVAS
– O torcedor do Fluminense pode esperar um time esse ano jogando um futebol ofensivo, alegre e com muita garra para honrar a camisa e a história deste clube. Vamos trabalhar muito forte para formar mais jovens talentos e ajudar o profissional do Fluminense a conquistar títulos.