Embora o Fluminense ocupe apenas o 13º lugar no número de seguidores e curtidas nas redes sociais, um indicativo chamou a atenção. É o que aponta o levantamento realizado ao longo do mês de fevereiro pelo software de monitoramento digital Torabit que envolveu os 12 maiores clubes de futebol, além da Chapecoense. O Time de Guerreiros é o segundo com maior percentual de engajamento (7,83% de média), atrás apenas do Botafogo.
O portal Lancenet entrevistou Caio Túlio Costa, sócio-fundador da Torabit.
Conifra:
O que levou a empresa a realizar esse levantamento?
Temos feito vários levantamentos com rastreamento de diferentes marcas nas redes sociais e agora decidimos abordar o futebol pela importância que o esporte tem entre os brasileiros.
Dá para citar algumas peculiaridades de alguns clubes que chamou a atenção?
O resultado é em função do que o time oferece de conteúdo para seus torcedores e o quanto esse usuário é engajado com o que é postado. E a capacidade do Botafogo nesse cenário foi muito superior aos outros clubes. Mesmo em relação a outras áreas que são abordadas pela Torabit, nunca se viu um engajamento desse nível que o Botafogo conseguiu alcançar.
O fato de ter sido o único clube desse ranking a ter jogado a Libertadores no mês passado influenciou nesse resultado?
Pode ter influenciado sim. Mas não adianta publicar 800 posts sem engajar os seus seguidores. O Corinthians, por exemplo, lidera em número de seguidores nas redes sociais mas não consegue transformar essa grande quantidade em engajamento.
E é um exemplo da inversão que há entre os clubes paulistas e cariocas nos dois rankings.
Exato. No ranking de seguidores, os clubes paulistas estão dominando mas em engajamento quem se destaca são os cariocas. A explicação para isso é a capacidade de criar conteúdos que fazem os torcedores comentarem e compartilharem nas redes sociais. É um trabalho que precisa focar em posts relevantes para a torcida.
O perfil da torcida podem influenciar no engajamento? Por exemplo a do Fluminense, que é menor em relação aos rivais mas com um nível de renda e escolaridade superior. Isso influencia?
Tudo ajuda a compor o cenário em levantamentos como esse mas não são os fatores fundamentais. O que conta mesmo é a capacidade de fazer interagir com o conteúdo.
Esse levantamento será realizado regularmente?
Devemos realizar regularmente sim, mensalmente ou uma a cada trimestre. A ideia é que isso sirva de parâmetro entre os clubes gerando uma disputa entre eles para saber o que tem o conteúdo mais abrangente.