O Vasco corre o risco de perder pontos no Campeonato Carioca. Clubes grandes e pequenos constataram ao consultar o Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) que as datas de inscrição ou de registro dos jogadores Jean e Gilberto, recentemente contratados, são posteriores aos prazos previstos para que os dois pudessem ter jogado contra o Resende, no dia 5 de fevereiro, pela terceira rodada da Taça Guanabara. Assim, existe a possibilidade de ocorrer uma denúncia com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, “incluir na equipe atleta em situação irregular”. A pena prevê, além de multa que pode ir de R$ 100 a R$ 100 mil, a perda de três pontos e mais a anulação da pontuação conquistada na partida, totalizando seis pontos. O Cruz-Maltino ganhou a partida por 2 a 1. No grupo C, no qual o Fluminense lidera com 12 pontos, o time da Colina está em segundo com seis. Caso apenado, não terá chances de ir à semifinal.
Dirigentes de clubes que levantaram a suspeita não falam publicamente, mas passaram a última segunda-feira consultando toda a documentação dos dois vascaínos.
Anderson Barros, gerente de futebol do Vasco, consultado pela reportagem do jornal O Globo, afirmou que os nomes de ambos foram publicados no Boletim Informativo Diário (Bid) da CBF no dia 3, dois antes do jogo. Assim, acredita que houve algum erro burocrático.
Pelo regulamento do Estadual, para atuar pela segunda, terceira ou quarta rodada da Taça GB, um jogador precisa ser inscrito, mesmo que sem toda a documentação, até dois dias antes de cada partida. E também ter seu nome publicado no Bira, sem pendências, até o último dia útil antes do jogo. Assim, para encarar o Resende, Jean e Gilberto precisariam estar inscritos até 2 de fevereiro e com os nomes no Boletim da Ferj até o dia 3.
Até a última segunda-feira, a informação no site da Federação era que a data de protocolo da inscrição do volante Jean era de 3 de fevereiro. Ou seja, um dia após o previsto no regulamento. E o campo “Gerado”, que para os clubes contestantes equivaleria à publicação final, dia 6 de fevereiro, às 13h50. Isso significaria que só foi cumprido o previsto no dia seguinte ao jogo, já que o Artigo 14 do Regulamento Geral de Competições da Ferj fala em publicação no Bira, sendo independente o caso dele ter aparecido no Bid.
Já o no caso do lateral-direito Gilberto a data de protocolo na Ferj está publicada no site como 2 de fevereiro, o que cumpre o regulamento. No entanto, a inscrição consta como gerada também no dia 6 de fevereiro, às 13h50m.
Para que o Vasco corra algum risco de ser julgado pela escalação dos jogadores, seria que preciso que algum clube oferecesse denúncia. Ou que a procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) o fizesse.