Uma tempestade que caiu na tarde deste domingo, em Xerém, quase adiou o confronto entre Fluminense e Portuguesa, pela terceira rodada da Taça Guanbara. Após um trabalho incessante dos gandulas e funcionários, o árbitro autorizou a realização da partida e o Tricolor soube se adaptar às condições do jogo. Venceu o confronto por 3 a 0, gols de Henrique Dourado, Léo e Gustavo Scarpa, que mantiveram o time com 100% de aproveitamento em 2017.
Futebol no primeiro tempo aconteceu em raros momentos. Os times lutavam entre si e com a água no acanhado campo de Los Larios. O Fluminense buscava o toque de bola pelo lado esquerdo, onde ela rolava com alguma regularidade. Na direita, onde joga Gustavo Scarpa, impraticável, devido a enormes poças.
Jogadores leves e técnicos, Sornoza, Wellington e Scarpa tiveram dificuldades. Era quase impossível conduzir a pelota no gramado. Tricolor e Lusa disputaram polo aquático em Xerém.
Quem parecia à vontade era Douglas. Atuando pelo lado esquerdo, conseguia levar o time a frente na base do toque de bola curto. Orejuela também se destacou. Mesmo com precariedade do campo, errou poucos passes, sua marca registrada.
Até Henrique Dourado, jogador de muita briga e contato físico não conseguiu se adaptar bem ao campo no início. Se machucou duas vezes em função das condições do palco do que era para ter sido um jogo em Xerém. Mas, aos poucos, entendeu a proposta do confronto.
E o camisa 9 apareceu no momento certo, fruto de uma esporádica jogada trabalhada. Lucas lançou Douglas, o volante, inteligentemente, ajeitou de cabeça e o Ceifador, livre, escolheu o canto para finalizar de perna esquerda: 1 a 0 Fluminense.
Seguiram os chutões, carrinhos, faltas, briga pela posse da bola, mas o Fluminense teve sabedoria para procurar o lado esquerdo campo, o menos castigado pelo temporal que acometeu o distrito de Duque de Caxias.
No segundo tempo, com o gramado ligeiramente melhor, o Flu continuou melhor. Wellington, Scarpa e Sornoza apareceram mais e o segundo gol saiu. O camisa 11 deu bonito toque de calcanhar para o Léo encher o pé e ampliar. O garoto fez seu primeiro tento pelo clube e se emocionou.
A partir dos 30 minutos, Abel Braga resolveu rodar o elenco e deu chances a Luiz Fernando, Marquinho e Marcos Júnior. Saíram Henrique Dourado, Sornoza e Wellington.
E teve tempo para sair a goleada. Gustavo Scarpa, com sua famosa canhotinha, fez o terceiro e decretou o placar final: 3 a 0 Fluzão, líder do grupo C e, praticamente, classificado às semifinais da Taça Guanabara.