Com uma semana de atraso, devido a tragédia envolvendo a Chapecoense, a última rodada do Brasileirão aconteceu neste domingo. Como em outros cantos do mundo, muitas homenagens foram prestadas ao clube catarinense por parte do Fluminense e do Internacional, adversários no Giulite Coutinho, em Edson Passos. Com a bola rolando, Flu teve diversas chances, conseguindo fazer só um gol. Já o adversário, por sua vez, estufou as redes numa falha do goleiro Marcos Felipe: 1 a 1, jejum de vitória mantido (10 jogos sem vencer), mas Inter rebaixado.
O confronto começou como esperado: contando com o desespero do Inter, os comandados de Marcão esperavam o momento certo para dar o bote. Do lado de cá, ritmo de amistoso; do lado de lá, atletas afoitos. Inter começou melhor, criou uma boa chance, mais aos poucos o Flu igualou e ficou superior na partida. Danilo Fernandes salvou grande chance em chute de Scarpa, após tabelar com Douglas.
Vale destacar as atuações de Scarpa e Richarlison na etapa inicial. Sempre ligados, os atletas buscavam jogadas interessantes quando tinham a posse da bola. Perto do fim da etapa inicial, Edson lançou de trivela para Dourado, que foi ao fundo, no seu único momento de lucidez, cruzando rasteiro para Richarlison. Alex, com o pé, descola o jogador tricolor e o árbitro marca pênalti. Na cobrança, o mesmo Richarlison perde o penal, após boa defesa de Danilo.
O segundo tempo seguiu o ritmo da etapa inicial. Flu seguia perdendo chances incríveis. Entretando, num contra-ataque muito rápido, Scarpa deixou Welligton na cara do goleiro. O jogador pensou, pensou e pensou, mas concluiu mal ao tentar encobrir o goleiro Danilo. Richarlison ainda tentou brigar pela bola, porém sem sucesso. A partir dos 10 minutos da etapa complementar, chegou a informação ao estádio do gol do Sport Recife. O abalo dos atletas do Inter foi visível.
Aos 28 minutos, numa avenida para Wellington, o atacante passou tranquilo pelo adversário e achou Douglas. Mesmo marcado, o volante levou vantagem, encheu o pé, a bola desviou na defesa ainda e entrou no cantinho. Oito minutos depois, Wellington novamente pela ponta esquerda fez linda jogada e chutou na trave. No rebote, Marcos Jr. perdeu chance incrível, embora estivesse em posição irregular.
O Inter empatou numa grande bobeira do goleiro Marcos Felipe, mas sequer teve forçar para continuar seguindo com a pressão. Uma despedida melancólica dos gaúchos, rebaixados, e mais um jogo sem vencer o Time de Guerreiros. Que venha 2017!