Nova fórmula prevê várias mudanças

Os clubes votaram e aprovaram, por unanimidade, na tarde desta terça-feira, em arbitral na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), a alteração no regulamento para a mudança na fórmula de disputa do Campeonato Carioca de 2017. No ano que vem, o Estadual terá uma fase preliminar, a partir de 11 de janeiro, e a fase principal, quando entram os clubes grandes, com apenas 12 participantes. O início da disputa será com seis equipes (dois que subiram da Série B e os últimos colocados – exceto os rebaixados – da Série A do ano passado).

A segunda fase, com início em 28 de janeiro, terá a disputa de dois turnos (Taças Guanabara e Rio), com semifinais e finais em jogos únicos. Os campeões, porém, não irão diretamente para a final. Apenas garantem vagas na semifinal. Os outros dois semifinalistas serão os times melhores classificados na classificação geral (semifinais e finais de turno não contam para a classificação geral). Se um mesmo time vencer os dois turnos, os três melhores classificados completam as semifinais.

 
 
 

Nas semifinais dos turnos, os times com melhores campanhas jogarão por empate. Na semifinal, avançam em caso de empate os vencedores de turno. Nenhuma final prevê vantagem de empate. A semifinal geral será realizada em jogo único e a decisão terá ida e volta.