Vejo por aí, nas esquinas, nos botecos e nas redes sociais, tricolores desanimados com a sequência de maus resultados do Fluminense. De fato, nossa última vitória é tão distante, tão longínqua, que nos parece uma história bíblica (já completou um mês aquele antigo triunfo contra o Sport Recife, no dia primeiro de outubro). Desde então, o Fluminense entrou em campo cinco vezes: perdeu para Santos, Flamengo e São Paulo, e empatou com Coritiba e Vitória. Vivemos, pois, um outubro tenebroso, que felizmente terminou ontem.
Hoje começa novembro, e nesse mês o Fluminense voltará a ser Fluminense. Sim, nós vamos lutar pela vaga na Copa Libertadores, essa competição que tem uma dívida com a gente, desde aquela madrugada trágica de 2008. Enfrentaremos na sequência Cruzeiro, Atlético Paranaense, Ponte Preta, Figueirense e Internacional: cinco jogos que definirão o ano que vem. Que nossos atletas deixem tudo nos gramados, e terminem as partidas com suas camisas encharcadas. É tudo que pedimos.
****
De acordo com os cálculos do Ramón, nossas chances de terminar o Campeonato Brasileiro na zona de classificação à Copa Libertadores diminuíram bastante: a probabilidade de G6 está em cerca de 11%, e a de G7 em cerca de 27%. Ainda dá, mas temos que voltar a jogar feito Fluminense.
****
Dias atrás, ao ler nas redes sociais que o Fluminense mandaria seus dois últimos jogos no Brasileirão no Giulite Coutinho, me preocupei com o pensamento tão pequeno da diretoria. Afinal, o meu Fluminense não cabe em Edson Passos: o meu Fluminense é do tamanho do Maracanã. Felizmente, li ontem aqui no NETFLU que a ideia é continuar na nossa histórica casa. Ainda bem.
****
O próximo compromisso do Fluminense é no domingo 6, às 17:00 de Brasília, contra o Cruzeiro, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Os dois gigantes já se enfrentaram 74 vezes ao longo da história, com 33 vitórias do Fluminense, 18 empates e 23 triunfos do Cruzeiro. Ao todo, nestas partidas, o Fluminense assinalou 116 gols, contra 100 do Cruzeiro. A lista com todos os resultados da história pode ser conferida aqui.
****
Essa semana na história tricolor:
1º de novembro (1970): Fluminense vence Vasco por 3 a 1 no Maracanã, e segue firme na briga para conquistar seu primeiro Campeonato Brasileiro.
1º de novembro (2009): Fluminense bate Cruzeiro por 3 a 2 em pleno Mineirão, após estar perdendo por 2 a 0, em uma das viradas mais épicas da história do Campeonato Brasileiro.
5 de novembro (1994): Fluminense goleia Palmeiras, então o melhor time do país, por 4 a 1.
7 de novembro (1970): Com um show do artilheiro Flávio, Fluminense vence a fortíssima Academia do Palmeiras por 3 a 0, em São Paulo, se candidatando definitivamente ao título do maior Campeonato Brasileiro da história.
****
Escrevo aqui no NETFLU todas as terças-feiras. Você pode me acompanhar também no Jornalheiros e no Twitter. 🙂