Renato Chaves já recebeu alta da cirurgia realizada no tornozelo direito, na tarde da última sexta-feira. O coordenador médico do Fluminense, Douglas Santos, atestou o sucesso da operação, explicou o passo a passo da recuperação do zagueiro e estipulou o prazo para o retorno aos gramados.
– Na sexta, com todos sabem, durante o treino, ele fraturou o tornozelo, que pegou a parte articular do tornozelo. Após os exames de imagem, tinha uma indicação cirúrgica que deveria ser feito o mais breve possível. Como a gente conseguiu uma equipe que ajudasse no hospital, foi possível que realizássemos essa cirurgia. Ele teve uma lesão por volta das 11h e 16h já estava operado. Isso foi excelente para o tratamento do jogador, visto que se não operasse com essa urgência, talvez teríamos sete dias a mais para fazer a cirurgia. Isso, com certeza, vai influenciar no resultado final. Foi feita uma redução da fratura, com fixação de placa e parafuso e esperamos o retorno dele de três a quatro meses. Com três meses já estará treinando e em quatro meses estará jogando pelo Fluminense – confirmou Douglas, detalhando o que vem a seguir à procedimento cirúrgico:
– Ele tem de ficar 45 dias sem botar o pé no chão. Vai se locomover com muleta, cadeira de roda. Isso é importante para a recuperação posterior dele. Esperamos a fratura consolidar para colocar o pé no chão. Mas durante esses 45 dias ele já entra em tratamento fisioterápico. Já entra em recuperação de movimento, fortalecimento muscular.