Foto: Nelson Perez/FFC

Depois de decepcionar em casa diante da Chapecoense, o Fluminense se recuperou em grande estilo no Campeonato Brasileiro. Fora de casa, segurou a pressão do Grêmio, foi preciso quando teve a chance e venceu por 1 a 0, neste domingo, na Arena. Resultado esse que volta a aproximar a equipe do G4 do Campeonato Brasileiro. Gustavo Scarpa fez o gol tricolor.

Mandante e devendo uma reação no Brasileirão para a sua torcida, o Grêmio armou uma verdadeira blitz para cima do Fluminense. Na base da marcação pressão, o time gaúcho não deixava o Tricolor do Rio sair para o jogo. Com Douglas na criação e Luan na frente, a equipe da casa incomodava.

 
 
 

Por outro lado, a defesa do Fluminense dava poucos espaços dentro da área. Bem postados, Gum e Henrique cortavam a maioria das bolas que chegavam. Sobrava assim ao Grêmio os arremates de longa distância. Aí quem entrou em cena foi o goleiro Júlio César. Atento, defendia todas as finalizações gremistas. Ainda fez ótima intervenção em cruzamento à queima-roupa de Pedro Rocha que deixaria Ramiro na linha do gol para marcar.

Já o Fluminense pouco ameaçava. Gustavo Scarpa tinha dificuldades para criar e só saiam lances de perigo em lances esporádicos e individuais de Wellington. Quando parecia que o 0 a 0 era um placar ótimo para se levar para o intervalo, num contra-ataque, Marcos Junior encontrou passe milimétrico para Scarpa bater cruzado na saída de Marcelo Grohe e deixar o Flu na frente do marcador.

O segundo tempo foi praticamente uma repetição do primeiro. Com mais posse de bola, o Grêmio cercava o Fluminense, mas sem tanta intensidade como no início da partida. Sem encontrar espaços no meio da zaga tricolor, mais uma vez, a arma eram os chutes de longe. Já os comandados de Levir Culpi, que voltaram com Marquinho no lugar do improdutivo Henrique Dourado, apostavam nos contra-ataques. Aos atacantes, faltava um pouco de atenção, pois em duas oportunidades Wellington sairia em boas condições de finalizar, porém, acabou se adiantando antes e ficando impedido. Marcos Junior, antes de ser substituído por Richarlison (aos 15 minutos), chegou a receber bom passe de Scarpa e bateu para boa defesa de Grohe.

No finzinho, Marquinho ainda perdeu chance cara a cara com o goleiro gremista batendo por cima do gol, mas, ainda bem, não fez falta. No próximo domingo, o Fluzão volta a campo pelo Brasileiro diante do Corinthians, no Itaquerão. Antes, na quarta, enfrenta também o time paulista, no mesmo local, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil.

O Fluminense jogou com: Júlio César, Wellington Silva, Gum, Henrique e Giovanni; Pierre, Cícero, Gustavo Scarpa, Marcos Junior (Richarlison) e Wellington (Edson); Henrique Dourado (Marquinho).