Foto: Nelson Perez/FFC

A vitória sobre o Figueirense neste sábado, às 16h, em Edson Passos, significaria para o Fluminense a oitava colocação e a proximidade com o G4. O time chegaria a 34 pontos, três a menos que o quarto colocado, o Corinthians. O site Globoesporte.com listou cinco razões para o torcedor tricolor acreditar num bom resultado:

1 – Força em Edson Passos

 
 
 

O Fluminense ainda não perdeu nas três partidas que fez em sua nova casa no Brasileiro. O Tricolor venceu o Cruzeiro por 2 a 0, a Ponte Preta por 3 a 0 e empatou com o Corinthians por 1 a 1, este último pela Copa do Brasil. De acordo com os jogadores e comissão técnica, o principal motivo para o time ter melhorado seu desempenho foi o apoio da torcida, que transformou o local em um caldeirão. A equipe ficou mais motivada, e os adversários, mais pressionados.

2 – Melhor defesa do Brasileiro

O sistema defensivo do Flu tem dado confiança aos torcedores. A equipe é a menos vazada da competição ao lado de Atlético-PR e Santos, com 20 gols sofridos. Neste sábado, contra o Figueira, a aposta é que Renato Chaves conseguirá fazer uma boa exibição e manter o nível, assim como já fez em outras oportunidades.

3 – Adversário tem o segundo pior ataque

Se o Flu tem a melhor defesa, o Figueirense tem o segundo pior ataque do Brasileiro – apenas 18 gols marcados, à frente apenas do América-MG, que fez 14. Há que se preocupar, no entanto, com o ex-tricolor Rafael Moura, que balançou as redes sete vezes na competição e é a principal arma ofensiva dos catarinenses.

4 – Retrospecto favorável ao Fluminense

Com mandante, o Fluminense tem ampla vantagem nos confrontos com o Figueira. Em 11 partidas, o Tricolor venceu oito, empatou duas e perdeu apenas uma. Não será a primeira vez que os clubes duelam em Edson Passos. Em 2003, a equipe do técnico Renato Gaúcho venceu por 3 a 0, com gols do zagueiro Rodolfo (dois) e do lateral-direito Jancarlos, que em 2013 morreu em um acidente de carro. Naquela partida, o meia Carlos Alberto, revelado em Xerém, defendia o Flu, e agora ele joga pela equipe catarinense.

5 – Figueirense na gangorra

O Figueirense venceu na última rodada o Santos, na Vila. A equipe, no entanto, ainda não conseguiu vencer duas partidas seguidas no Brasileiro até agora. Fora de casa o aproveitamento é de apenas 20%: em 11 jogos, seis pontos conquistados – uma vitória, três empates e seis derrotas. Os catarinenses marcaram seis gols e sofreram 15.