Foi por muito pouco. O dueto tricolor que representa o Brasil no nado sincronizado fez excelente apresentação nesta segunda-feira, 15, no Parque Aquático Maria Lenk, terminando na 13º posição na fase classificatória, uma atrás das colocadas que avançam para a final. Duda Miccuci e Luisa Borges apresentaram o tema Capoeira e levaram a plateia ao delírio. No somatório das provas de rotina técnica e livre, a dupla totalizou 167.3341 e viu as gêmeas Anna-Maria e Eirini Alexandri, da Áustria, garantirem a 12ª colocação.

Apresentando o tema “Amazônia”, Duda e Luisa estrearam no domingo, 14, na prova de rotina livre, quando os juízes analisam a  execução, impressão artística e dificuldade, diferente da prova técnica, desta segunda-feira, quando as nadadoras precisam apresentar elementos obrigatórios nas coreografias.

 
 
 

– Ficamos satisfeitas. Nossa evolução nos trouxe até aqui. Acho que fomos bem. Sentimos a vibração do público, completamos as duas apresentações de maneira correta. É a mesma classificação do Brasil nas olimpíadas de Londres. Vamos para a prova por equipes com ainda mais gás – disse Duda Muccuci.

Para Luisa Borges, o esforço valeu a pena:

– Treinamos muito e senti que todo esforço valeu a pena. Por muito pouco não conseguimos nos classificar, mas foi tão lindo que estou orgulhosa. Temos a torcida. Só podemos agradecer o carinho de cada um que esteve aqui e nos trouxe tanta vibração positiva.

A classificação para a final, que acontece nesta terça-feira, dia 16, ficou com as duplas da Rússia, China, Japão, Ucrânia, Espanha, Itália, Canadá, França, Estados Unidos, Grécia, México e  Áustria.

O Brasil ainda participa das provas por equipe e, além de Duda e Luisa, o Fluminense é representado por Maria Bruno. O temas escolhidos são “Carnaval” e “Motoqueiras”.