Pedro Trengrouse, um dos candidatos à presidência do Fluminense, aproveitou o período nos Estados Unidos, onde assistiu à Copa América Centenário para reuniões com algumas das mais importantes organizações do esporte mundial. Cumpriu agenda com a NBA, NFL e MLS. Pedro conheceu o funcionamento das entidades, abriu um canal de conversa e deixou agendadas novas visitas para o próximo semestre.
– Quando pensamos em internacionalização da marca Fluminense ela tem que passar necessariamente pelos Estados Unidos. É o maior mercado do mundo, basta vermos que a NFL fatura cinco vezes mais do que a Fifa. O exemplo das Ligas americanas deve servir e muito para o Fluminense e para o Brasil. E quando digo isso não é para importar um modelo que vá retirar as características brasileiras de jogo ou torcida, estou falando de gestão. Enquanto na NFL as equipes de futebol americano jogam no máximo 24 datas por ano, incluindo aí a pré-temporada, no Brasil um time de futebol pode entrar em campo mais de 70 vezes. E o que é pior, não conseguem um resultado financeiro, levam 500 pessoas ao estádio e entram em crise – disse o advogado,que complementou:
– Outro ponto que me interessa muito é o da produção de conteúdo próprio e o próprio canal de distribuição, que a NBA faz tão bem. Isso não apenas aproxima os fãs do esporte, mas gera receitas. Tenho repetido insistentemente que não acredito mais nesse modelo de negócios do atual futebol brasileiro, dependente de patrocínio de camisa e direitos de TV. O mundo mudou e o clube que buscar as alternativas da rede vai ser protagonista da grande virada. O caminho é esse e temos que caminhar em direção ao futuro. É isso o quero para o Fluminense e para o esporte brasileiro.