O Flamengo apresentará à Federação de Futebol do Rio de Janeiro uma proposta para que o Campeonato Estadual de 2017 tenha dez participantes. O Rubro-Negro tem o apoio do Fluminense na empreitada, mas devem ser voto vencido. A maioria quer 12 equipes, ao invés de 16, da edição atual.
Segundo Marluci Martins, editora e colunista do jornal Extra, é dado como certo na Ferj que o próximo Estadual tenha uma redução de datas.
– A redução de participantes é mera conversa, ainda embrionária. Rubens sempre foi renitente, mas a realidade talvez o dobre. Os clubes estão indo para o buraco com tanto prejuízo causado pelo desinteresse dos jogos – disse o advogado Michel Assef, representante do Fla na Ferj.
O clube da Gávea conta com um importante aliado na busca por fazer valer sua ideia: Izamilton Gois. No passado, foi vice do conselho deliberativo do Flamengo e chegou a comandar a Federação pro 12 dias, devido à licença médica do presidente Rubens Lopes. Izamilton foi quem deu o aval para o Fla-Flu do dia 20 ser realizado no Pacaembu.