O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) está investigando desde fevereiro uma postura conduta antiética da Rede Globo na negociação pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Informa o jornalista Rodrigo Mattos em seu blog no site Uol que a Turner, dona do Esporte Interativo, acusou a concorrente de fazer uma pressão aos clubes com possibilidade de retaliação se não fechassem com ela para a exibição dos jogos em TV fechada (através do canal SporTV) a partir de 2018. As agremiações, no entanto, negam essa postura.
Segundo a acusação da Turner, a Globo ameaçaria não acertar com os clubes a transmissão em TV aberta caso os mesmos fechassem com o Esporte Interativo para fechada. Assim, o Cade investiga se há alguma quebra na lei da livre concorrência.
– Não houve qualquer tipo de ameaça da Rede Globo de Televisão em caso de aceite da proposta do Esporte Interativo – disse o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior.
Diretor da Globo Esportes, Pedro Garcia explica a postura da emissora.
– Sim, negociaremos TV aberta e PPV com os clubes que tiverem a TV fechada comprada pela Turner. Nós só não poderemos negociar transmissão com clubes que fecharem contrato com players que nos impeçam disso. Não vamos comentar esta ou aquela proposta – contou.