O desempenho do Fluminense no Campeonato Brasileiro, em geral, não foi bom. Quarto colocado no turno com 33 pontos, terminou a segunda parte da competição na lanterna, com apenas 14. Mas algumas peças conseguiram destaque. Através de seu site oficial, o clube analisou os números importantes de alguns atletas. Veja:
Participativo e elemento surpresa
Presente em 32 das 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, o volante Jean é o atleta que mais participações com bola do time. Ou seja, no somatório de todas as ações com a bola possíveis dentro de campo, como passes, chutes, desarmes, cabeceios, cruzamentos etc, ninguém foi mais intenso do que o camisa 7. No total foram 1844 intervenções do jogador.
Mas este não é o único quesito em que Jean lidera. Considerado uma forte arma ofensiva, que funciona como uma espécie de elemento surpresa, ele também é o jogador que mais arrisca finalizações do elenco. No total, foram 53 arremates, sendo 43 disparados de fora da área.
Artilheiro, garçom e finalizador
Dono de marcas expressivas na carreira, quinto maior artilheiro da história do Fluminense e um dos melhores centroavantes do país, é absolutamente natural que Fred seja o jogador do time que mais balançou as redes no Brasileiro deste ano. No total, foram nove tentos marcados. Além disso, ele foi quem mais acertou o gol em finalizações, com 22 disparos precisos. Neste contexto, vale ressaltar o bom aproveitamento do capitão tricolor, que marcou nove vezes em 22 bolas que mandou no alvo.
Não é só de gols que vive um atacante. Ou melhor, não só dos gols que o próprio marca. Servir os companheiros é uma função tão importante quanto empurrar a bola para o fundo da rede. Neste ponto, Fred também desempenha extraordinariamente bem o seu papel. Além de ser o artilheiro, Fred é o maior garçom do time com cinco assistências no Brasileirão.
Armador e driblador
No mano a mano, ninguém foi superior a Gustavo Scarpa, uma das principais armas ofensivas do Fluminense. No total, o talentoso camisa 40 venceu 33 duelos individuais com seus dribles desconcertantes. O futebol ousado do jovem meia também lhe rendeu o posto de maior criador de jogadas ofensivas, com o expressivo número de 47 passes para finalização.
Quando o assunto é cruzamento, Gustavo Scarpa tem o melhor aproveitamento. Foram 48 bolas certeiras alçadas pelo jovem meia tricolor durante o Brasileirão.
Frequência
O jogador do Fluminense que teve a caderneta com mais carimbos de presença neste Brasileiro foi Diego Cavalieri. Defendendo a meta do Time de Guerreiros em 35 das 38 rodadas, o Paredão Tricolor somou 3372 minutos em campo neste Brasileiro.
Cão de guarda
Quando o assunto é desconstruir as jogadas articuladas pelas equipes adversárias, Edson foi insuperável. O volante foi o maior ladrão de bolas do Tricolor com 59 desarmes completos. O segundo colocado neste quesito foi Wellington Silva, que tirou a bola dos pés dos adversários 57 vezes.
Precisão
Joia lapidada na Fábrica de Talentos de Xerém, Marlon encanta a todos pelo jeito seguro, técnico e tranquilo de jogar futebol. Mesmo sendo zagueiro, o jogador possui o melhor índice de passes corretos do elenco: são 875 bolas precisas de um total de 993, obtendo assim a impressionante média de 88% de acertos.