O Fluminense emprestou três jogadores para o Macaé, que disputou a Segundona e acabou sendo rebaixado para a Série C do Brasileiro. Apesar do fracasso, o Tricolor pôde colocar Marcos Felipe, Igor Julião e Fernando em atividade. O site Globoesporte.com analisou o rendimento de cada um deles:
IGOR JULIÃO
Emprestado no final de agosto depois de uma passagem apagada pelo ABC, Julião só fez sua estreia no time titular um mês depois: na derrota por 2 a 1 para o Botafogo, pela 28ª rodada. Naquela partida, acabou marcando um gol contra bizarro, embora ele não tivesse nenhuma culpa – o goleiro Rafael foi dominar um recuo, mas acabou deixando a bola entrar Sob o comando do técnico Josué Teixeira, com quem havia trabalhado pouco antes na equipe potiguar, o lateral-direito de 21 anos segurou sua titularidade por sete rodadas consecutivas. Não fez gols e nem participou de lances decisivos, mas mostrou-se uma boa opção quando apareceu no ataque e também não comprometeu na defesa. Seu contrato de empréstimo termina no dia 31 de dezembro.
FERNANDO
Lateral-esquerdo de origem, Fernando Neto foi contratado pelo Macaé logo após o fim do Carioca para atuar no meio de campo. E correspondeu. Sua estreia na equipe aconteceu na vitória por 3 a 0 sobre o Criciúma, na sexta rodada – no jogo seguinte, contra o Bragantino, foi titular, o que voltou a ocorrer em outros 13 jogos na competição. Camisa 10, o meia de 22 anos assumiu a função de organizador das jogadas e tornou-se protagonista na equipe, principalmente na reta final. Marcou três gols e, sem dúvidas, foi o principal destaque entre os emprestados.
MARCOS FELIPE
O goleiro de 19 anos foi emprestado na metade de julho e chegou para ser a segunda opção para a posição cujo titular era Rafael. Com a boa sequência do concorrente, só fez sua estreia no mês seguinte, quando o Macaé dividiu seu elenco para disputar a Copa Rio – na competição estadual, atuou em praticamente todas as rodadas. Na vitória por 2 a 0 sobre o Barcelona-RJ, inclusive, defendeu um pênalti.