Manoel Flores, diretor de competições da CBF
Manoel Flores, diretor de competições da CBF

A partir de 2017, a CBF quer instituir um sistema de Licenciamento de Clubes. Em linhas gerais, um regulamento que os obrigará a cumprirem uma série de requisitos para disputar a Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, principais produtos controlados pela entidade.

O modelo é a Uefa, a Liga Europeia de Futebol. Nele, as equipes, além de obterem a vaga em campo para disputar os torneios, precisam demonstrar que possuem estádio, CT adequados, investimento em categorias de base, profissionais da área, finanças em dia e etc. Caso algumas agremiações não possuam um dos requisitos, receberá punições que vão de multa a exclusão de campeonatos.

 
 
 

O plano da CBF é exigir tudo isso dos clubes a partir de 2017 ou 2018. O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, afirmou que o “primeiro esboço” do projeto está pronto, e que haverá algumas discussões ainda antes de ser de fato implementado. Num primeiro momento, as regras valeriam para todas as Séries do Campeonato Brasileiro, mas não para a Copa do Brasil. O ano que vem (2016) deve ser dado como prazo para que os clubes se adaptem.


Sem comentários