O futebol carioca, mais uma vez, não terá representantes na Copa Libertadores da América. Desde que o Brasileirão passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, os clubes do Rio de Janeiro, em comparação aos outros grandes do país, são os menos participam do torneio continental.
São 11 participações do Rio na Libertadores desde 2003: cinco do Flamengo, quatro do Fluminense, uma do Botafogo e uma do Vasco. O estado de São Paulo teve 28 qualificações consumadas: sete corintianas, quatro palmeirenses, sete santistas, nove são-paulinas e uma de Santo André, Paulista e São Caetano cada -, com o número podendo aumentar a 31 neste ano.
No caso de Minas, o estado possui hoje as mesmas 11 vagas conquistadas na Libertadores da América no período pelo Rio de Janeiro. O Atlético-MG já está garantido em 2016, no que será sua quarta participação nos pontos corridos. Seu rival, o Cruzeiro, que tem sete, ainda pleiteia sua oitava classificação no Brasileiro.
Já no estado do extremo sul brasileiro, foram outras 12 classificações, sendo seis do Grêmio e outras seis do Internacional. O time tricolor, no entanto, já está com os dois pés praticamente dentro da Libertadores de 2016 e só perdeira a vaga por uma catástrofe, enquanto o colorado ainda tem esperanças de chegar através do G-4. O número, portanto, poderia chegar a 14 desde 2003.