Convidado para ser o executivo da Liga Sul-Minas-Rio, Alexandre Kalil aceitou o desafio, pois confia no projeto. Na opinião do ex-presidente do Atlético-MG, a formação de um grupo de clubes que decidem seu próprio destino não só é necessária como obrigatória.
– O futebol brasileiro não deu certo, isso é fato. Então temos de ir atrás do que dá certo. Olhar quem faz as coisas direito e copiar. A Liga não é o melhor caminho, é o único caminho. Não no Brasil, mas no mundo. O mundo inteiro tem liga é esse é o caminho. Todos estão nessa trilha. Até o México tem liga – lembrou Kalil, afirmando que para 2017 o campeonato da Liga será ainda melhor que o do próximo ano:
– Não queremos atropelar os Estaduais em 2016, mas para 2017 iremos fazer um calendário espetacular. Os presidentes dos clubes da Liga entendem, e eu concordo, que não há como evitar a realização do torneio em 2016 pois significa fincar o pé para fazer algo maior em 2017, ano em que haverá mais liberdade pois não há contrato firmado.