Que Fred é uma das principais referências do elenco do Fluminense, disso ninguém tem dúvida. E a importância do camisa 9 para o time fica ainda mais explícita quando se analisa os números da equipe no Campeonato Brasileiro quando ele está em campo e quando ele está fora. Com Fred, o aproveitamento do time é de 60%, sem o capitão, esses números caem quase pela metade, ficando em 38%. E Enderson terá que se mexer rapidamente, já que o craque ficará fora por pelo menos 15 dias, desfalcando o time nos jogos diante de Paysandu (Copa do Brasil), Atlético-MG (Brasileiro) e Corinthians (Brasileiro).
Neste Brasileirão, Fred atuou em 15 partidas com a camisa tricolor. Desses jogos, o Fluminense saiu vitorioso em oito, empatou três e perdeu os outros quatro. Sem o artilheiro, a equipe entrou em campo em seis oportunidades: o aproveitamento foi de duas vitórias, um empate e três derrotas.
E a média é ainda pior quando se analisa os gols marcados pelo Fluminense quando Fred está em campo e quando o técnico Enderson Moreira não pode utilizar o jogador. Com Fred em campo, o Tricolor fez 19 gols em 15 jogos. A média é de 1,2 gol por jogo. Já quando ele não joga, o número cai, curiosamente, pela metade. Em seis partida sem ele, o Flu fez apenas quatro gols, ou seja, 0,6 por jogo.