Na última rodada do Campeonato Brasileiro, os árbitros protestaram contra o veto da presidente Dilma Rousseff em item da Medida Provisória 671 (MP do Futebol) que os daria direito de arena de 0,5% das cotas de TV e até estudavam fazer greve. Pelo menos nos próximos 30 dias, isso não mais acontecerá.
Na última quinta-feira, árbitros dos 26 estados e Distrito Federal realizaram assembleia e decidiram pelo fim das manifestações. Isso porque há diálogo com políticos e eles esperam avançar nas conversas durante este tempo.
– Ficou decidida a suspensão dos atos por 30 dias, em estado de greve. Suspendemos as manifestações temporariamente. Daqui a 30 dias vamos reavaliar. Abrimos negociação com Senado, Câmara e governo federal, já temos um diálogo com a CBF e na próxima semana, nos dia 20 ou 21, teremos uma audiência com deputados para falar sobre o assunto. O veto deve retornar para o Congresso, e aí o texto pode ser aprovado – explicou Marco Antônio Martins, presidente da Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf).