A Ferj, a cada ano, se supera. O regulamento do Campeonato Estadual de 2016 foi aprovado com uma novidade que foi o estopim para os representantes de Flamengo e Fluminense, que abandonaram o arbitral. A partir do próximo ano, o mandante dos jogos escolherá o local em que sua torcida ficará no estádio, uma clara manifestação de apoio ao Vasco, que briga pelo lado direito do Maracanã com o Tricolor. Confira os ítens:
§ 5º – Nos clássicos da primeira fase, o campeão e o vice-campeão do campeonato imediatamente anterior da série A de profissionais, quando não jogarem entre si, terão o mando de campo.
§ 6º – Nas partidas realizadas no Maracanã, a associação que tiver o mando de campo terá o direito de determinar o posicionamento de sua torcida.
Ou seja, houve uma articulação para colocar no texto uma forma para que o Vasco – campeão estadual em 2014 – tenha o mando de campo contra Fluminense e Flamengo e, como consequência, possa escolher onde posicionar a torcida. Nessa altura da reunião, a tabela da competição ainda não tinha sido sorteada. Depois, ficou conhecido as chaves. O Flu, curiosamente, ficará no mesmo grupo do Vasco, e o Flamengo, no do Botafogo . Portanto, atuais campeão e vice do Estadual disputarão seus jogos no Maracanã contra Flu e Fla, que possuem contrato com o Maracanã, com o mando de campo.
Percebendo a trama para que o lado direito do Maracanã ficasse com o Cruzmaltino – pelo menos, segundo o regulamento -, o representante do Fluminense, Marcelo Penha, se retirou. Ele sequer assinou a presença. André Galdeano, do Flamengo, em solidariedade, o seguiu.