Rodrigo Mendes
Não foi um belo espetáculo, mas o Fluminense, com boa atuação apenas no segundo tempo, venceu a Ponte Preta, por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã, e se aproximou do G4 no Campeonato Brasileiro. O Tricolor foi a 14 pontos e está em quinto lugar. Quem lidera é o Sport, com 18. Wellington Silva e Vinícius fizeram os gols.
Lento, previsível e sem inspiração, o Fluminense encontrava muita dificuldade para se sobrepor à organizada defesa da Ponte. No meio de campo, Vinícius era quem mais procurava o jogo, mas oscilava com erros e acertos de passes. Ainda assim, foi o mais efetivo do time em todo o primeiro tempo. Os laterais chegavam pouco à frente e, quando chegavam, não davam sequência aos lances.
Já a Macaca atuou com inteligência. Não abusou da defesa e saía com qualidade quando tinha a posse de bola. Tanto que, nos poucos avanços, incomodou mais que o Tricolor. Cavalieri precisou pegar finalização frente a frente com Borges.
O Fluminense até poderia ter ido para o intervalo em vantagem se o árbitro Leandro Pedro Vuaden marcasse pênalti indiscutível quando Josimar, ao levantar demais o pé, chutou o rosto de Vinícius em lance que o meia foi para a finalização de peixinho. O juizão, porém, pipocou.
Na volta para o segundo tempo, Enderson Moreira sacou o apagado Gerson para promover a entrada de Marcos Júnior e a postura tricolor mudou da água para o vinho. O time ganhou um pouco mais de velocidade e passou a tomar conta das ações ofensivas. E o gol não demorou para sair. Em rápida triangulação, Marcos Júnior recebeu de Fred e bateu cruzado. Marcelo Lomba chegou a defender, mas deu rebote e Wellington Silva, esperto, empurrou para dentro.
Em vantagem, o Fluminense cresceu no jogo e poderia até ter ampliado logo depois. Marcelo Lomba, com o pé, salvou bela finalização de Marcos Júnior. Vinícius, em cruzamento de Jean, carimbou o travessão. Ao fim da partida, ainda deu tempo para Fred achar Vinícius acertar lindo chute no ângulo e marcar o segundo do Fluzão. Justo resultado pelo que a equipe fez no segundo tempo.
O Fluminense jogou com: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon (Victor Oliveira) e Giovanni; Edson, Jean, Gerson (Marcos Júnior), Vinícius e Wagner (Gustavo Scarpa); Fred.